segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O EH Bildu vai pedir o desaparecimento da figura do delegado do Governo espanhol

O deputado do EH Bildu Julen Arzuaga anunciou, no Parlamento de Gasteiz, que a coligação vai apresentar uma proposta em que se solicita «o desaparecimento da figura e das competências do delegado do Governo no País Basco». Na proposta, registada no dia 9, a coligação soberanista afirma que Carlos Urquijo «procedeu à violação arbitrária dos direitos fundamentais de opinião, expressão e associação».

Arzuaga afirmou que «nos últimos tempos», com Carlos Urquijo à frente da Delegação do Governo espanhol na Comunidade Autónoma Basca, «a intromissão política, polémica e ilegítima» foi «constante».

O deputado referiu-se aos casos de Pablo Gorostiaga e Jone Artola, de cujas nomeações como pregoeiros das festas de Laudio e Bilbo, respectivamente, o delegado recorreu; ou à sua oposição à inclusão de um programa dos palhaços Pirritx eta Porrotx na grelha da ETB.

«O último marco da trajectória» do delegado do Governo espanhol na CAB foi, segundo referiu o deputado, a proibição de «actos pacíficos e legítimos que não são do seu agrado, violando direitos civis e políticos básicos». / Ver: naiz.info
[Aqui, está-se a falar da CAB, não de Euskal Herria; Nafarroa e Iparralde também têm os seus representantes governamentais da ocupação estrangeira.]