quinta-feira, 12 de setembro de 2013

TGV: o julgamento dos «tartalaris» começa a 18 de Novembro na AN espanhola

Os quatro activistas do Mugitu! começam a ser julgados a 18 de Novembro no tribunal de excepção espanhol, acusados de atentado à autoridade por terem atirado tartes à presidente do Goveno navarro, Yolanda Barcina, durante uma reunião da Comunidade de Trabalho dos Pirinéus, em Toulouse, a 27 de Outubro de 2011. Anunciam-se mobilizações contra o julgamento.

Os tartalaris enchem Barcina de merengue O Ministério Público pede cinco anos de prisão para três tartalaris e para uma outra pessoa que reivindicou a acção numa conferência de imprensa, bem como uma multa de 2700 euros para cada um. Barcina, por seu lado, quer que três deles apanhem seis anos de cadeia e que Gorka Ovejero (vereador de Arruazu) apanhe nove, entendendo que existe a agravante da «sua condição de autoridade». Quanto a multas, a acusação particular pede 3600 euros para os primeiros três e 5400 para o vereador.

A Ateak Ireki apurou que o movimento solidário com os tartalaris está já a preparar mobilizações de protesto contra o julgamento e para exigir a absolvição dos activistas anti-TGV. / Fonte: ateakireki.com