quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Periko Solabarria e Mikel Button negam as acusações na AN espanhola

O porta-voz da Ernai Mikel Button e o histórico militante abertzale Periko Solabarria, de 83 anos, depuseram hoje na Audiência Nacional espanhola durante dez minutos, na presença do juiz Eloy Velasco. Responderam apenas às questões colocadas pela sua advogada, Jone Goirizelaia, e ambos negaram as acusações de «enaltecimento do terrorismo» que lhes são imputadas.

Ambos chegaram à Audiência Nacional espanhola acompanhados por várias pessoas, tanto de Euskal Herria como de Madrid. Entre elas, estavam os deputados da Amaiur Sabino Cuadra e Jon Iñarritu.

Antes de serem presentes ao juiz, Button referiu que não reconhece legitimidade ao tribunal especial para o julgar, sublinhando que vão continuar a trabalhar pela construção de uma Euskal Herria «socialista e feminista». Também teve palavras de elogio para Solabarria, tendo destacado o seu «espírito jovem».

Por seu lado, Sabino Cuadra afirmou que este julgamento é «um disparate», referiu que Euskal Herria «precisa do contrário: paz e democracia», e que irão continuar a defender e a promover o processo democrático.

Para além de Button e Solabarria, foram incriminados mais cinco membros da Ernai. / Ver: naiz.info [Na foto de cima, solidariedade dos camaradas castelhanos da Yesca.]

Irakurri ere: «Epaiketa "fartsa" bat dela salatu dute Buttonek eta Solabarriak Madrilen» (topatu.info)

Ontem, em Barakaldo: Periko, 83 anos de luta! [herrikolore] A concentração de ontem, iniciativa da Barakaldoko Herri Ekimena, teve como lema «Periko eta gazteak libre! Elkartasuna ez da delitua. Aupa Periko! Eskerrik asko» [Periko e os jovens livres. A solidariedade não é um crime. Viva Periko! Obrigado] (boltxe.info)