domingo, 8 de setembro de 2013

Grande apoio aos jovens grevistas bilbaínos que vão a julgamento

Convocadas pela plataforma Grebalariak Aske, centenas de pessoas exigiram este sábado, na capital biscainha, a absolvição dos quatro jovens de Bilbo que vão a julgamento por participar num piquete informativo durante a jornada de Greve Geral de 29 de Março de 2012. A Ertzaintza acusa-os de «agressões»; enquanto eles afirmam tratar-se de uma montagem policial.

Três dos arguidos serão julgados a 11 e 12 deste mês, e o Ministério Público pede 14 anos de prisão para cada um. O quarto arguido será julgado num outro processo, pois era menor de idade no momento dos factos imputados.

Na mobilização, que contava com o apoio da maioria dos sindicatos bascos, de organizações populares e sociais e associações de moradores, os participantes afirmaram que a acusação «é uma montagem policial» e exigiram a imediata absolvição dos quatro jovens.

Defenderam que as acusações concretas que sobre eles pendem se baseiam unicamente numa reconstrução policial dos acontecimentos, «sem qualquer prova que demonstre a sua participação nos mesmos».

Recorde-se que as greves gerais convocadas no País Basco Sul ficam muitas vezes marcadas pela acção violenta das forças policiais, que impedem a acção dos grevistas nos piquetes informativos, e terminam com múltiplas detenções e feridos. A forma como a Polícia se empenha nas jornadas de greve faz lembrar outros tempos, em que o direito à greve não existia.  

Grebalarien aldeko manifestazioa [Herrikolore] Manifestação de apoio aos grevistas. / Ver: lahaine.org e Gara