segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ofensiva contra o Herrira: 18 detidos numa operação da Guarda Civil

A Guarda Civil iniciou uma operação policial contra o Herrira, efectuando 18 detenções. Agentes da instituição armada entraram nas sedes do movimento popular de defesa dos direitos dos presos políticos bascos em Hernani, Bilbo, Gasteiz e Iruñea, que foram alvo de buscas desde as 10h00. A Audiência Nacional ordenou o fecho das suas sedes e o bloqueio das contas bancárias.

A operação foi decretada pelo tribunal de excepção espanhol e é dirigida pelo juiz Eloy Velasco, que acusa os detidos de «enaltecimento do terrorismo», «integração e «financiamento de grupo armado».  

O polvo: versão ministerial espanhola [repelente e antídoto necessários]
Numa nota, «O Ministério» afirma que o Herrira é «a organização próxima do grupo terrorista com maior capacidade de mobilização e activação social» e que, desde a sua criação, «assumiu, de forma integral e pública, os objectivos, a estrutura, funções, métodos e procedimentos de financiamento, iconografia e rede comunicativa que historicamente desempenhavam as Gestoras Pró-Amnistia/Askatasuna», o que, afirma-se na nota, «deixa em evidência que é a sua evolução organizativa».  

Dez detidos em Hernani
Em Hernani (Gipuzkoa), onde decorria uma reunião, foram detidos Nagore García, Manu Ugartemendia, Jon Garay, Sergio Labayen, Eneko Villegas, Roberto Noval, Ibon Meñika, José Antonio Fernández, Oscar Sánchez e Jesús Mari Aldunberri. Não estão incomunicáveis e um advogado de ofício assistiu às buscas efectuadas na sede.

Em Andoain (Gipuzkoa), agentes à paisana prenderam Ekain Zubizarreta, por volta das 10h30. Testemunhas referiram que a detenção ocorreu no bairro Etxeberrieta, quando Zubizarreta saiu de casa para pôr o lixo no caixote. Imanol Karrera foi detido no euskaltegi Zubiarte, em Uharte (Nafarroa); Amaia Esnal - julgada e absolvida no «caso Bateragune» - foi detida em Donostia; Eneko Ibarguren, em Azpeitia (Gipuzkoa); e Ane Zelaia em Gasteiz.

Beñat Zarrabeitia, Gorka González e Fran Balda completam a lista de detidos, de acordo com o Ministério espanhol do Interior.

Para além de entrar na sede em Hernani, a Guarda Civil entrou ainda nos espaços do Herrira em Bilbo (Arenal), Iruñea (Navarrería) e Gasteiz (Kutxa kalea). Em Bilbo, os militares enganaram-se, entrando na sede do EA (no andar de cima), cuja porta foi deitada abaixo com uma marreta.

Em todos os casos, foi organizado um amplo dispositivo militar, com veículos todo-o-terreno, furgonetas e dezenas de agentes. A Ertzaintza deu-lhes apoio; em Hernani, viveram-se momentos de tensão quando procederam à identificação de várias pessoas.

Centenas de pessoas juntaram-se frente a todas as sedes invadidas para apoiar o Herrira e os detidos, e protestar contra a operação. O deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, e a presidente das Juntas Gerais deste território, Lohitzune Txarola, foram até Hernani, tal como o deputado da Amaiur Xabier Mikel Errekondo. Em Gasteiz, estiveram os deputados do EH Bildu.

De acordo com o Ministério espanhol do Interior, a autoridade judicial ordenou que cada um das sedes seja selada, bem como o fecho de 32 perfis do Twitter, 125 perfis do Facebook e 38 páginas na Internet, além do bloqueio das contas bancárias.

Mobilizações
Em protesto contra a operação foram convocadas diversas mobilizações: Baiona (19h00, frente ao consulado espanhol); Azpeitia (19h00); Bermeo (19h30; Taraskan); Gasteiz (19h30, Praça da Virgem Branca); Tafalla (19h30; concentração na praça); Donostia (19h30, no Boulevard). Hernani (20h00, Plaza Berria); Ondarroa (20h00; Alameda); Mungia (20h00; concentração frente à Câmara Municipal); Oiartzun (20h00; plazan); Iruñea (20h00, frente à sede do PP); Bilbo (20h00, Arriaga Plaza); Erromo (20h00); Zamudio (20h00); Zarautz (20h00; Musika plaza).

Para amanhã, foi convocada uma mobilização para o campus da UPB-EHU em Leioa, (11h30, Mikel Laboa Plaza) e outra para o campus de Gasteiz (12h00). / Ver: naiz.info / Ver também: Berria e ateakireki.com / Fotos: Novo ataque do fascismo espanhol: operação contra o Herrira (naiz.info / ekinklik.org / Berria

Buscas na sede do Herrira em Iruñea [Ateak Ireki]  
Operação policial contra o Herrira em Hernani [Ateak Ireki]  
Hemezortzi pertsona atxilotu dituzte Herrira-ren kontrako operazioan [Hamaika Telebista]  
Concentração popular em Hernani: «Lepoan hartu ta segi aurrera» (Info7)