sábado, 14 de setembro de 2013

Centenas de pessoas juntaram-se no Anaitasuna pelo fim da «doutrina Parot»

O Pavilhão Anaitasuna (Iruñea) encheu-se hoje à tarde para pôr fim à iniciativa Herritarron Epaia [Sentença dos Cidadãos], exigir o fim imediato da doutrina 197/2006 e reivindicar uma oportunidade para a paz. Ao longo de todo o Verão, o «caderno» desta iniciativa itinerante contra a chamada «doutrina Parot» visitou mais de 80 localidades por todo o País Basco, onde recolheu inúmeros testemunhos e apoios.

Um espectro amplo de agentes políticos e sociais expressou o seu apoio à dinâmica do Herrira, a maioria dos quais se fizeram representar hoje no Anaitasuna. Entre outros, os partidos políticos EA, Sortu, Ezker Batua-Berdeak, Aralar, Alternatiba e Eusko Ekintza, os sindicatos ELA, LAB, EILAS, ESK, Hiru, EHNE e CGT-Nafarroa e organizações como Bilgune Feminista, Salhaketa, ESAIT, Ahaztuak, EHE e Herria 2000 Eliza.

A bertsolari Miren Amuriza e o actor Gotzon Sánchez deram início ao acto, que foi depois apresentado pelo actor madrileno Carlos Olalla e pela jornalista navarra Maite Bidarte. Olalla realçou o facto de as «medidas de excepção» contra Euskal Herria estarem a ser impostas agora no Estado espanhol. Disse ainda que a elite política não quer saber da solução, «mas existe a outra parte, a sociedade civil, que tem a razão».

No meio do pavilhão, foram colocadas 600 cadeiras vazias, como símbolo de todos os presos políticos bascos. Através de um vídeo, ex-presos deram a conhecer as suas experiências, e, no início do acto, também se ouviram testemunhos de refugiados políticos.

No final, com a colaboração dos Vendetta, Javier Madrazo, Angeles Iztueta, José Navas, Tasio Erkizia, Bakartxo Ruiz, Martxel Toledo, Ainhoa Etxaide, Pernando Barrena, Miren Aranoa, Txerra Bolinaga e Juan Ibarrondo - entre muitos outros - subiram ao palco para cantar uma versão da conhecida canção de John Lennon «Give peace a chance».

Em Janeiro não haverá manifestação
No acto público de hoje, o Herrira anunciou que em Janeiro não haverá a tradicional manifestação em Bilbo, mas sim uma iniciativa diferente. Terá como lema «Tantaz tanta itsasoa gara» [Gota a gota somos o mar] e não será uma manifestação.

Para além do acto de Iruñea, há mais actos convocados pelo Herrira para este fim-de-semana em defesa dos direitos dos presos políticos bascos. A título de exemplo, ontem houve uma manifestação em Santutxu (Bilbo) e para hoje estavam agendadas jornadas solidárias em Arrasate (Gipuzkoa) e no bairro donostiarra de Egia. / Ver: naiz.info e Berria / Muitas imagens: naiz.info e ateakireki.com  

Tantaz tanta itsasoa gara / Gota a gota somos o mar NOTA: as notícias do naiz.info e do Berria que serviram de base à tradução aqui apresentada foram entretanto actualizadas, aumentadas. / Pode encontrar-se mais informação em: herrira.org, Gara, Berria, boltxe.info