terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Sortu afirma que a Guarda Civil e a delegada do Governo «estão a mais» em Nafarroa

A esquerda abertzale convoca uma concentração para sábado, 21, às 12h00, frente à Delegação do Governo em protesto contra a intromissão desta instituição na vida política navarra.  

Declarações de Txelui Moreno (cas) [Declarações de Maitane Intxaurraga em euskara aqui]

Txelui Moreno, coordenador do Sortu em Nafarroa, afirmou hoje em conferência de imprensa que «não é aceitável, sob nenhuma perspectiva, que a figura governativa seja utilizada contra o direito de Nafarroa decidir sobre as questões que dizem respeito aos seus cidadãos e cidadãs. É inaceitável que o dinheiro que nos é espoliado seja utilizado para impedir o livre exercício da liberdade de expressão da sociedade navarra e contra as decisões das suas instituições».

«As duas instituições estão a mais. Tanto a Delegação do Governo espanhol em Navarra como a Guarda Civil. Duas instituições que, com a sua presença, só servem para mostrar que Navarra continua ocupada e com os seus direitos sequestrados. Está na hora de iniciar a desmilitarização em Navarra. Está na hora de abrir as portas às soluções e, para tal, é imprescindível que o Estado abandone o seu discurso de quartel e dê passos.

Nafarroa precisa de ser dona do seu presente e futuro. Só assim, sem qualquer ingerência externa, poderá sair da crise e tomar decisões no sentido da mudança que os seus cidadãos desejam. O maior entrave a essa via é o Estado; e isso é cada dia mais claro.

Assim, fazemos um apelo à mobilização. Este sábado, 21 de Setembro, haverá uma concentração ao meio-dia, frente da Delegação do Governo, em Merindades». / Fonte: Sortu Euskal Herria