domingo, 21 de novembro de 2010

Cidadãos bascos interpelam tribunal parisiense pela morte de Jon Anza

Os dez cidadãos bascos que estão a ser julgados em Paris afirmaram em tribunal que Jon Anza é uma «vítima do terrorismo de Estado».
Os arguidos, bem como alguns assistentes da audiência oral, vestiram na sessão de sexta-feira T-shirts com o retrato do falecido militante donostiarra, nas quais se lia «Nun da Jon? Bahitua? Torturatua? Erahila?». (Onde está o Jon? Sequestrado? Torturado? Assassinado?) Para além disso, Mikel Albisu e Marixol Iparragirre tomaram a palavra para dizer que «agora nos querem fazer crer que nem a Polícia francesa nem a Justiça puderam encontrar Anza». Na sua declaração, acusaram as autoridades francesas de ocultar a verdade e de «apagar os indícios» existentes. Responsabilizaram Sarkozy, Rodríguez Zapatero e Michèlle Alliot-Marie pelo que aconteceu, tendo salientado que vão continuar a «procurar a verdade». Na sexta-feira, 60 pessoas denunciaram este julgamento em Urruña (Lapurdi).
Fonte: Gara

DECLARAÇÃO:
«En el uso de la palabra», de Mikel ALBISU e Marisol IPARRAGIRRE, presos políticos bascos
(Tradução do francês da declaração realizada pelos autores na abertura do julgamento de dez cidadãos bascos, que decorreu na segunda-feira, dia 15 de Novembro, no Tribunal especial de Paris.)