A mobilização contra a tortura e a favor da igualdade de oportunidades para todos os projectos políticos juntou várias centenas de pessoas em frente à Delegação do Governo espanhol em Nafarroa.
Ali, exigiram o fim da repressão contra a juventude e lembraram Ibon Esteban, Ander Maeztu, Imanol Salinas, Xabier Arina e Egoi Irisarri, os cinco navarros detidos na última operação policial contra jovens independentistas. Todos eles denunciaram ter sido torturados durante o período de incomunicação nas esquadras da Polícia espanhola.
O protesto começou às 17h00, altura em que arrancaram três colunas dos bairros e terras de Iruñerria (comarca de Pamplona) donde trabalhavam os cinco detidos.
As colunas foram congregando mais gente à medida que avançavam pelas ruas, até confluírem todas na Plaza del Castillo uma hora mais tarde.
Dali, partiu uma manifestação com inúmeras faixas contra a tortura, a favor da aproximação dos presos e pedindo ao Estado que «deixe em paz» os bairros de Iruñea.
No comunicado, lido por um familiar de um dos detidos, exigiu-se a libertação dos 54 pessoas detidas em Nafarroa desde Novembro de 2007, 35 das quais denunciaram ter sido torturados.
Fonte: Gara
Mais fotos: ekinklik argazkiak