quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O juiz Velasco dá ordem de prisão a Igor Cachorro, acusado de um acção de «kale borroka»

Na quarta-feira, o juiz da Audiência Nacional espanhola Eloy Velasco mandou para prisão Igor Cachorro, de 30 anos, preso no dia anterior em Barakaldo (Bizkaia). O juiz, que se encontra de guarda esta semana, acusa-o da prática do «crime de integração em organização terrorista», ao considerá-lo membro de Segi, e da de «incêndio terrorista», pelo ataque perpetrado contra uma caixa automática do Banco Santander no município biscainho em Maio de 2008.
A detenção de Cachorro ocorreu na terça-feira ao meio-dia em Barakaldo, onde os agentes da Ertzaintza efectuaram buscas na casa do jovem.

Protesto em Barakaldo
Ao anoitecer, uma manifestação percorreu as ruas de Barakaldo, exigindo a liberdade do seu conterrâneo. Foi a gazte asanblada (assembleia juvenil) de Barakaldo que convocou a marcha para denunciar esta detenção. Relataram que, após as buscas efectuadas na casa do jovem, a Polícia autonómica começou a «dispersar» as pessoas que se tinham juntado para apoiar o detido, chegando mesmo a «agredir» algumas das que se encontravam no local.
Depois de manifestarem o seu apoio e solidariedade aos familiares e amigos de Igor Cachorro, os jovens quiseram esclarecer que «não estamos dispostos a aceitar a guerra suja nem a ficar calados perante aqueles que pretendem destruir a nossa identidade». Não obstante, exigiram uma Euskal Herria «livre e socialista» e encorajaram a juventude basca a «trabalhar pelo nosso futuro».
Fonte: Gara