terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Polícia francesa prendeu três jovens em Ipar Euskal Herria e levou-os para Pau


Os três jovens foram presos ontem de manhã pelos gendarmes no herrialde de Nafarroa Beherea e levados para Pau ao fim da tarde. Jordi Foucher foi detido em Armendaritze, William Indart em Bidarrai e Julien Bidart em Ortzaize.

A Polícia efectuou buscas nas casas dos três detidos, tendo-se verificado momentos de tensão.

Segundo comunicaram aos pais de Foucher, a operação estará relacionada com o lançamento de um cocktail molotov contra as instalações dos gendarmes em Baigorri nas vésperas do Nafarroaren Eguna, em Abril de 2009.

«Perseguição constante»
Foucher, Indart e Bidart já antes tinham sido detidos e interrogados. O pai de Foucher afirmou que o seu filho é alvo de uma «perseguição constante». Foi detido em 26 de Novembro de 2008, quando ainda era menor de idade, nessa altura por alegada participação nos incidentes que se seguiram à manifestação que ocorreu em Donibane Garazi para denunciar o «caso Kalaka».

O juiz decidiu cumprisse uma pena de trabalho social mas, como os pais não aceitaram, o caso passou para a alçada de um tribunal de menores. De então para cá, esteve a aguardar, precisamente, que o tribunal se pronunciasse. Em vez disso, foi novamente detido pouco depois de fazer 18 anos.

Indart foi detido e interrogado por causa do mesmo caso. Bidart, por seu lado, é acusado de fazer uma pintada na instalações da gendarmerie. Atingiram todos a maioridade legal há pouco tempo.

A kazeta.info informou ainda que ontem, às 19h00, teve lugar em Ortzaitze uma mobilização de protesto contra esta nova operação policial, na qual participaram 150 pessoas.

Entretanto, o Movimento pró-Amnistia fez saber já hoje que o período de detenção destes três jovens foi prolongado por mais 24 horas e que um outro jovem, menor de idade, prestou declarações na esquadra de Maule (Zuberoa), tendo depois saído em liberdade. Para denunciar as detenções, hoje haverá mais concentrações, em Pau (18h30) e em Ortzaize (19h00).
Fonte: Gara e kazeta.info e Gara

Nota: todas as notícias desenvolvidas que encontrámos sobre este assunto - no Berria, na kazeta.info, no Gara e no askatu.org - se encontravam em euskara; qualquer erro de tradução é da nossa inteira responsabilidade. ASEH