segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Os signatários do Acordo de Gernika iniciam um trabalho de interlocução com diversos agentes


Os signatários do Acordo de Gernika iniciam hoje um trabalho de interlocução com outros agentes políticos, sindicais, económicos e sociais, e lançaram um apelo à socialização do documento num acto que ontem decorreu em Iruñea.

A partir de hoje, os signatários do Acordo de Gernika vão iniciar em Nafarroa um trabalho de interlocução com outros agentes políticos, sindicais, o patronato, a Igreja e o tecido associativo, segundo fizeram saber no acto que ontem decorreu no frontão Labrit.

Fizeram também um apelo no sentido de socializar o conteúdo do acordo, subscrito no passado dia 25 de Setembro em Gernika por cerca de trinta organizações políticas, sociais e sindicais.

Durante o acto, que teve lugar sob uma reprodução do «Guernica» de Picasso com um fundo musical de violoncelo, os signatários reiteraram os compromissos assumidos e sublinharam a possibilidade de se passar de um cenário de confronto para um outro em que os problemas políticos se resolvam numa mesa política com base em princípios democráticos.

Para se atingir esse cenário, consideraram necessário que esses compromissos sejam assumidos por uma vasta maioria social do país, de forma a possuírem alicerces sólidos.
Fonte: Gara

Acordo de Gernika: acto político em Iruñea (eus/cas)


Fonte: apurtu.org