terça-feira, 23 de novembro de 2010

Em Sopela, exigiu-se a liberdade de Gabi Basañez e anunciou-se uma manifestação


No domingo passado, a iniciativa popular «Gabi etxean nahi dugu!» (Queremos o Gabi em casa!), de Sopela (Bizkaia), deu uma conferência de imprensa na Praça do Município na qual se defendeu a figura e o trabalho de Gabi Basañez e se exigiu a sua libertação e a dos restantes encarcerados da ASKAPENA, que foram detidos no dia 28 de Setembro pela Polícia Nacional espanhola no âmbito de uma operação contra a organização internacionalista basca.

Para além disso, esta iniciativa lançou nas últimas semanas uma petição a favor da libertação de Gabi, que colheu inúmeros apoios entre colectivos, organizações, partidos políticos e pessoas a título individual do município e da comarca Uribe Kosta. Na sequência disto, no dia 25 será apresentada na Câmara Municipal uma moção com o apoio do Eusko Alkartasuna, dos Verdes, da Alternatiba e da esquerda abertzale.
Na conferência de imprensa, anunciaram ainda uma mobilização para o próximo domingo, dia 28, que partirá da Praça do Município de Sopela às 13h00. A convocatória, que já conta com múltiplos apoios, terá como lema «Gabi etxean nahi dugu! Errepresio gehiagorik ez!» (Queremos o Gabi em casa! Repressão nunca mais!).

Mais fotos: Gabiren aldeko agerraldia Sopelan

Fonte: ukberri.net / etengabe / etengabe