quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quatro presos políticos continuam em greve de fome em defesa dos seus direitos

Os presos políticos bascos Arantza Zulueta, Patxi Segurola, Mikel Almandoz e Jon González continuam em greve de fome em defesa dos seus direitos. No caso de González e Almandoz, estão há dez dias em jejum para reivindicar medidas como dispor de uma visita dupla cada semana e não uma de cinco em cinco semanas ou a possibilidade de ter visitas especiais com as crianças, que já existem noutras prisões. Exigem ainda o reconhecimento do colectivo dos presos.
Por seu lado, Patxi Segurola já está há 19 dias em greve de fome face ao perigo de extradição para o Estado espanhol, depois de ter cumprido pena no Estado francês, enquanto a advogada Arantza Zulueta não ingere alimentos desde o dia 15 num protesto contra o isolamento total a que a submeteram praticamente desde a sua detenção.

Entretanto, pela liberdade de Jokin Urain dezenas de pessoas participaram na marcha de domingo entre Orereta e Urdaburu. E, pelos presos, na segunda-feira juntaram-se 15 pessoas em Bermeo, 92 em Ondarroa, 9 em Euba, 42 em Iurreta, 60 em Santurtzi, 25 em Ataun e Zaldibia, 19 em Ordizia, 32 em Pasai-San Pedro, 15 em Zaldibar, 56 em Oiartzun, 47 em Laudio, 10 em Añorga, 19 em Zorrotza e 17 em Otxarkoaga. Na terça-feira, foram 120 no Arriaga (Bilbo).
Fonte: Gara
Na foto, o preso político Mikel Almandoz, de Atarrabia (Nafarroa).

Repressão: em Barañain, chuva de multas contra o movimento juvenil por uma ocupação simbólica
O Iñurriak Gazte Kolektiboa deu uma conferência de imprensa em Barañain esta terça-feira. Fizeram saber que 25 pessoas da localidade navarra receberam multas pela ocupação simbólica do espaço do Gaztetxe no dia 18 de Setembro, que terminou por mútuo acordo entre a assembleia juvenil e o Município, quando o autarca se comprometeu a receber e a ouvir os ocupantes. Apesar de naquele dia não ter havido qualquer identificação, já receberam 25 multas da parte da Delegação do Governo. «Isto tem todo o ar de ser uma vingança do Presidente da Câmara e dos seus dois paladinos Pablo Gomez e Oscar Goñi, pois só através das câmaras de segurança que fortificam a Câmara Municipal contra a "plebe" foi possível identificar tanta gente e fazer uma selecção à medida e ao gosto da UPN, com a colaboração da Polícia Municipal», referiram.
Conferência de imprensa na íntegra em apurtu.org