domingo, 28 de novembro de 2010

Zulueta alcança um acordo e abandona a greve de fome

A advogada Arantza Zulueta abandonou ontem a greve de fome, empreendida treze dias antes, na sequência de um compromisso alcançado com a direcção da prisão de Málaga no qual se garante que a situação de isolamento a que está submetida terminará em breve.

Concretamente, a presa política bilbaína conseguiu o compromisso de que será mudada para um módulo normal e de que num curto período de tempo será transferida para a prisão de Málaga uma outra presa política basca.

A decisão de abandonar a greve de fome foi tomada, segundo o seu advogado, Alfontso Zenon, ontem à tarde, pelo que a informação difundida na sexta-feira pelas Instituciones Penitenciarias, em que davam o protesto por terminado, era falsa.

Ontem, precisamente, centenas de pessoas percorreram o centro de Bilbo em solidariedade com Zulueta. Denunciaram a política penitenciária «baseada na vingança» que é aplicada aos presos políticos bascos. No final da marcha, anunciaram a «vitória» de Zulueta e o fim do seu protesto, pelo qual os participantes se congratularam.
Fonte: Gara

Mais fotos e textos relacionados: Branka