domingo, 21 de novembro de 2010

Txelui Moreno, na homenagem a Santi e a Josu: «Não podemos descansar, é preciso fazer mais um esforço»

Txelui Moreno afirmou que o novo cenário político que se está a criar em Euskal Herria é fruto do trabalho de décadas e da entrega militante de independentistas como Santi Brouard e Josu Muguruza, tendo sublinhado: «não podemos descansar, é preciso fazer mais um esforço».

«Salientam na homenagem a Brouard e Muguruza que nem o Estado nem a guerra suja conseguirão parar o processo» (Branka)

«Izan direlako gara, irabaziko dugu» (Somos porque foram, venceremos) simboliza a aposta da esquerda abertzale, segundo indicou Txelui Moreno durante a sua intervenção no acto em memória de Santi Brouard e Josu Muguruza que decorreu no pavilhão de La Casilla, em Bilbo.

Depois da actuação dos dantzaris e de uma oferenda floral em frente a grandes painéis com as imagens de Brouard e Muguruza e sobre um fundo de imagens com os movimentos políticos dos últimos meses, Moreno afirmou que a actual conjuntura faz lembrar as reflexões que Muguruza fazia – não conheceu Brouard – sobre as expectativas que existiam antes de ter sido morto numa acção de guerra suja. «Os seus assassinatos foram programados pelo Estado», referiu.

Disse que a sua entrega nos trouxe até ao cenário actual, tendo sublinhado: «não podemos descansar, é preciso fazer mais um esforço».
Salientou a necessidade de avançar em direcção a um cenário de democracia e de direitos. «Temos de trabalhar mais e mais», asseverou.

Defendeu que se continuem a dar passos «com base na coerência com as decisões tomadas e os compromissos assumidos, para que um verdadeiro cenário de democracia e de direitos seja possível».
«Mas que ninguém se engane, isto não vai ser fácil. Nesta nova fase, o contributo de todos não só vai ser necessário como imprescindível», precisou.

Moreno afirmou ainda que no confronto político o Estado é frágil porque «propomos direitos». Daí que a sua resposta seja a repressão.
Constatou também que «não colocam a passadeira vermelha» à esquerda abertzale como, em seu entender, fizeram ao Aralar, precisamente porque «conduzimos o Estado ao confronto político», onde «é mais fraco».

Durante a sua intervenção, realçou a dignidade dos presos e a necessidade de que regressem a casa.

Previamente, Angel Alcalde tinha salientado a importância do contributo dos presos para o processo, juntamente com outros agentes. Defendeu que se dê corpo ao Acordo de Gernika e referiu que a solução passa por dotar os cidadãos de direitos individuais e colectivos.
Fonte: Gara

Na foto de cima: um momento do acto que decorreu em La Casilla.
Na foto de baixo: um momento da oferenda floral da Praça de Ametzola.

«Duas viúvas de ertzainas mortos pela ETA participaram na homenagem a Brouard» (Gara)

-
Santi, Josu. Somos porque foram. Venceremos! (eus/cas)

Fonte: ezkerabertzalea.info

Santi Brouard * Josu Muguruza - 20/11/2010

«Izarren hautsa» (A poeira das estrelas), na homenagem a Josu e a Santi. La Casilla, Bilbo, 2010/11/20
Fonte: SareAntifaxista