terça-feira, 2 de novembro de 2010

Três anos de prisão para um ex-preso por levar rifas solidárias


Num novo ataque à solidariedade para com os presos, a magistrada Ángela Murillo condenou o ex-preso Lander Fernández, de Santutxu (Bilbo), a três anos de prisão por transportar rifas da Elkartasun Zozketa. Em 2008, a Guarda Civil 300 rifas na furgoneta que Fernández conduzia a caminho das festas de Portu Zaharra, em Algorta (Bizkaia).
Para o Movimento pró-Amnistia esta sentença enquadra-se na «obsessão do Governo espanhol em atingir a solidariedade com os presos bascos», contexto em que se inserem também a remoção das fotos das ruas e dos estabelecimentos, as inspecções físicas «humilhantes» aos familiares dos presos nas prisões e as proibições de manifestações ou iniciativas.
O movimento anti-repressivo realça que, em consonância com essa estratégia, «se vivem nas prisões situações extremas» pela falta de assistência médica, a dispersão ou o isolamento. «Ao manterem estas situações extremas nas prisões, querem destruir as pontes de solidariedade que vão das ruas até às prisões», sublinha. Perante esta situação, fazem um apelo aos cidadãos para que «multipliquem» as mostras de solidariedade e oferecem todo o seu apoio a Lander Fernández.
Recorde-se que o ex-preso Lander Fernández, agora condenado pela Audiência Nacional a três anos de prisão, denunciou em por diversas vezes ser alvo de perseguições e acosso policial. Em Maio de 2009, o jovem de Santutxu denunciou publicamente ter sido sequestrado e agredido por ertzainas à paisana depois de ter recusado «colaborar» com as Forças de Segurança do Estado. Fernández necessitou de receber assistência depois de quatro pessoas sem uniforme oficial, mas identificadas como ertzainas e que o abordaram no dia 27 de Maio, o terem espancado por todo o corpo.
VER: Gara

Imanol Beristain está em isolamento
O preso político basco Imanol Beristain, de Itzubaltzeta/Erromo (Bizkaia), foi posto em isolamento na prisão de Alcalá (Madrid, Espanha), segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia. O jovem itzubaltzetarra deu entrada na terça-feira no presídio de Soto del Real, sendo depois transferido para Alcalá. Foi colocado em regime de isolamento depois de se ter recusado a ficar com um preso comum, como pretendiam na prisão. Entretanto, no presídio de Meaux (França), prossegue a greve de fome para exigir o reconhecimento dos direitos de paternidade a Iker Beristain, irmão de Imanol. Na foto, a Polícia Nacional espanhola leva Beristain depois de efectuar buscas na Branka herriko taberna, em Itzubaltzeta/Erromo.
Fonte: ukberri.net