sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Em Atarrabia, foi aprovada uma moção contra a utilização de balas de borracha

Todos os grupos municipais com excepção da UPN manifestaram o seu repúdio pelas balas de borracha. Uma concentração frente à Câmara Municipal exigiu que se acabe com este material antimotim.

Em sessão de Câmara, o município de Atarrabia (Nafarroa) aprovou uma moção contra a utilização das balas de borracha, com os votos favoráveis de todos os grupos com representação municipal excepto a UPN (que se absteve).
Como estarão recordados, a Polícia Nacional espanhola e a Polícia Foral carregaram de forma brutal e indiscriminada contra milhares de pessoas que participavam no comício sindical na Greve Geral de 26 de Setembro de 2012, em Iruñea. Esta carga provocou numerosos feridos; no caso do habitante de Atarrabia Aingeru Zudaire, os ferimentos foram graves, pois, ao ser atingido por uma bala de borracha, perdeu quase toda a visão num dos olhos.
A sessão de Câmara de Villava-Atarrabia exige, entre outras coisas, o esclarecimento dos factos e o apuramento de responsabilidades, e o material antimotim referido seja posto de parte, dado o alto risco que lhe está associado. / Fonte: ateakireki.com via lahaine.org