O município alavês tornou-se o primeiro a aplicar o «Manual de Identidade Gráfica Institucional de Euskal Herria» enviado pela Udalbitza aos seus eleitos e autarcas, colocando duas placas à entrada do município.
A Udalbiltza - assembleia de municípios e eleitos municipais do País Basco - fez saber que, na sexta-feira, dia 4, Aramaio (Araba) colocou à entrada e à saída do município duas placas que reflectem «o manual da imagem corporativa nacional», sendo a primeira Câmara Municipal a fazê-lo. A inauguração das placas mereceu um pequeno acto de celebração.
A Udalbiltza quer dar «passos práticos» com vista a alcançar o «reconhecimento de Euskal Herria e da sua cidadania» e, com este propósito, criou a imagem de marca Euskal Herria. O manual tem inúmeras aplicações, mas a prioridade foi dada às placas a assinalar a entrada e a saída dos municípios, bem como às papeladas e impressos habitualmente utilizados nas câmaras municipais.
Na imagem, usa-se as cores vermelha, verde e branca, os brasões dos seis territórios [com as «duas Nafarroas» unidas] e os termos Euskal Herria, nalguns casos, acompanhados por Basque Country e pela abreviatura eus.
A assembleia de municípios e eleitos bascos reorganizou-se em 2013, e um dos seus cinco objectivos é precisamente a «cidadania basca». O primeiro foi lançado o ano passado, diz respeito ao desenvolvimento e à coesão socioeconómica e está a ser desenvolvido nos Pirinéus (trata-se do projecto «Viver e trabalhar nos Pirinéus bascos»). / Ver: Berria e udalbiltza.info