domingo, 6 de julho de 2014

Em Iruñea, rebentou um foguete de alegria, festa e luta

O presidente da Cruz Vermelha em Iruñea, Mikel Martínez, acendeu a mecha do txupin [foguete]. Apesar da presença policial nos acessos à praça e nos telhados para impedir que o símbolo nacional basco estivesse presente na Praça do Município, foi possível ver duas ikurriñas de grandes dimensões e várias bandeirolas a favor dos presos e dos refugiados políticos.

As festas de San Fermin em Iruñea começaram hoje ao meio-dia com o lançamento do txupin pelo presidente da Cruz Vermelha em Iruñea, Mikel Martínez, que acendeu a mecha no varandim dos Paços do Concelho. «Pamploneses, pamplonesas, Iruñeko seme-alabak, ¡Viva San Fermín! Gora San Fermin!», disse Martínez antes de lançar o foguete e pôr a praça ao rubro.

A presença policial, como já era de esperar, foi exagerada, com agentes da Polícia de Intervenção, colocados nos acessos à Praça do Município, e agentes à paisana, nos telhados das casas em redor, a gastarem verbas do erário público para impedir que as ikurriñas se pudessem ver no txupinazo.

Contudo, o símbolo nacional basco notou-se bem no arranque das festas, tanto nas varandas como na praça, onde estavam duas enormes ikurriñas e bandeirolas pelos presos e refugiados políticos. Também se viu uma bandeira navarra com a inscrição «Ni Madrid, ni Barcina, ni Felipe, Nafarroa es la que decide».

Apesar da decisão de abrir o canil dos cães raivosos com espanholite [que devia merecer outra ponderação, devido aos riscos daí resultantes para a segurança pública - como os txupinazos de anos recentes bem evidenciaram] e da chuva que foi caindo ao longo da manhã, o ambiente na Udaletxe Plaza foi espectacular, cheio de força, com guias de marcha berrados à UPN e, acima de tudo, muita festa e alegria.
Mais tarde, num outro ponto da capital de Euskal Herria, realizou-se o tradicional brinde aos presos políticos bascos.

Ikurriña e solidariedade com os presos no txupinazo [ahotsa]
Mais uma vez a ikurriña e a solidariedade com os presos políticos bascos estiveram presentes na Praça do Município no começo das festas de San Fermin. Ver: naiz.info / Ver também: Berria

Estoirou a festa, com ikurriñas e bandeirolas [BerriaTB] Som da Euskalerria Irratia. / FOTOS: Sanferminetako txupinazoa (Berria)

Em Lesaka: «Euskal Herri osoko hautetsiek jaurti dute suziria Lesakan» (naiz.info)

Gora San Fermin! Gora Euskal Herria askatuta!