sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A oposição ao TGV fez-se sentir em Donostia

Ontem, 28, dezenas de pessoas participaram na iniciativa convocada pelo movimento Mugitu! contra o TGV, por ocasião da realização do primeiro conselho de Governo de Lakua no novo ano político, no Miramar Jauregia / Palácio Miramar, em Donostia.

O protesto, que assumiu a forma de uma kalejira guiada por um «TGV-Tubarão» montado pelo lehendakari Urkullu, partiu às 11h00 do coreto do Boulevard e teve como propósito denunciar a lógica «depredadora» de um projecto que «esbanja os recursos e destrói o território». / Vídeo: piztu.info / Notícia: lahaine.org

PROSSEGUE A CRIMINALIZAÇÃO
Também ontem, veio a público a notícia de que uma habitante de Tutera pode ser acusada do crime de danos por ter participado, em Março deste ano, numa acção de protesto contra o TGV no Museu Ferroviário de Castejón (Erribera, Nafarroa), que foi ocupado como forma simbólica de «denunciar a eliminação de serviços ferroviários básicos como consequência da implantação do TGV», refere o Mugitu.

A moradora de Tutera vai ter de prestar de declarações, dia 2 de Setembro, no Tribunal da capital da Erribera, junto ao qual haverá uma concentração, convocada pelo Mugitu (11h15), em protesto contra «esta nova tentativa de criminalização da oposição ao TGV». / Ver: topatu.info e ahotsa.info / Crónica da acção simbólica (mugitu)