terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dezenas de pessoas apoiaram os grevistas bilbaínos

Dezenas de pessoas participaram ontem, 18, na concentração solidária com os bilbaínos Jon Telleria e Urtzi Martínez, convocada pela plataforma Grebalariak aske! e que decorreu em frente às escadarias da Câmara Municipal da capital biscainha. Foi uma de muitas acções solidárias que têm sido organizadas com o propósito de divulgar a situação dos dois jovens, que estão há cerca de dois meses em risco de ser encarcerados pela sua participação num piquete de greve, a 29 Março de 2012.

No decorrer da concentração, que começou por volta das 18h30, membros da plataforma deixaram claro que a sentença constitui um ataque a quem luta de forma comprometida por um outro modelo social e destacaram que encarcerar dois jovens por fazer pintadas é uma «profunda injustiça».

Recorde-se que os jovens, julgados a 11 de Setembro de 2013, foram condenados a 15 meses de cadeia, acusados de provocar desordens públicas no decorrer da jornada de luta referida. Contudo, a Procuradoria recorreu da decisão - «por agravante de disfarce» -, e a Audiência Provincial da Bizkaia agravou a pena, condenando-os a dois anos e meio de prisão (o que já implica cumprimento efectivo).

Na concentração, também houve espaço para recordar os casos de Carlos e Carmen, de Granada, e de Alfon, jovem madrileno que será julgado em Setembro e a quem também se quer impor uma «pena exemplar». / Ver: uriola.info, boltxe.info [com fotos] e aseh

Concentração: Urtzi ta Telle aske! [Grebalariak aske!] Em euskara e castelhano.
Kaskagorri: solidariedade com os grebalaris [Erre harria] Solidariedade com os grevistas bilbaínos Jon Telleria e Urtzi Martínez, ontem, no concerto dos 25 anos da Kaskagorri, a konpartsa do movimento juvenil. Gora Euskal Herria gorria!