quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O preso algortarra Aimar Hidalgo Lertxundi foi libertado

O preso político basco Aimar Hidalgo Lertxundi (Algorta, Getxo; Bizkaia) saiu hoje, 21, da cadeia de Herrera de la Mancha (Ciudad Real, Espanha). Alguns familiares e amigos encontravam-se à sua espera à porta da prisão, tendo feito um brinde para celebrar a libertação. Ao fim da tarde, Aimar foi calorosamente recebido em Algorta por mais de 200 pessoas, revelou o ukberri.net na sua conta de Twitter.

O natural de Algorta esteve preso em três períodos diferentes por causa do mesmo processo: de 20 Outubro de 2004 a 19 de Julho de 2005 (pagou uma fiança de 6000 euros para sair); durante uma semana em Março de 2007, sendo libertado depois de apresentar recurso; e, por último, desde 14 de Dezembro de 2007, quando foi detido pela Ertzaintza para cumprir pena.

Acusado de ter incendiado um autocarro em Algorta a 11 de Agosto de 2000, Aimar foi condenado em Março de 2007, juntamente com os também biscainhos Orkatz Gallastegi (Berango) e Gaizka Gañan (Santurtzi), a sete anos, seis meses e um dia de prisão. A associação Etxerat denunciou, em mais do que uma ocasião, o facto de o algortarra ter cumprido 2/3 e 3/4 da pena, devendo assim «estar em liberdade condicional». / Ver: Berria, ukberri.net e aseh [ONGI ETORRI, AIMAR!]

ONDARROA OBRIGADA A RETIRAR CARTAZ PELOS PRESOS
O Governo espanhol denunciou, um tribunal deu-lhe razão e o Município de Ondarroa (Bizkaia) foi obrigado a retirar da fachada um enorme cartaz [histórico!] a exigir o repatriamento dos presos políticos bascos.
De acordo com a ordem, exigir o fim da dispersão e o repatriamento dos presos é... «enaltecimento do terrorismo». O glorioso município costeiro biscainho está a ponderar alternativas. / Ver: Turrune!