sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Dia 14, manifestação em Donostia contra o julgamento dos 28

Com esta mobilização, convocada pela Ernai, pretende-se apoiar os 28 jovens independentistas que serão julgados no Outono, acusados de pertencer à organização juvenil e revolucionária Segi.

A Ernai deu a conhecer a mobilização ontem, dia 7, na Trinitate enparantza, na capital guipuscoana, junto a uma enorme faixa colocada no chão com o lema «Gazte borrokaz, aske! Epaiketa politikorik ez!» [com a luta dos jovens, livres! Não aos julgamentos políticos!]. A iniciativa terá lugar dia 14, às 18h00, com início no Boulevard.

No acto público de apresentação, os jovens afirmaram que irão ser julgados pela sua «militância polítikca» e que este processo não é apenas contra 28 jovens independentistas, mas sim «contra Euskal Herria e a juventude basca». O julgamento começa a 22 de Setembro na Audiência Nacional espanhola.

Para denunciar este processo, têm estado a decorrer assembleias e actos públicos em diversas localidades; daí surgiu uma iniciativa conjunta: o «Fim-de-semana laranja», que irá ter lugar de 12 a 14 de Setembro, contra os julgamentos políticos e em defesa dos direitos políticos e civis. / Fontes: várias