quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Jovem detido em Basauri por acções solidárias com os presos e a Palestina

A Ernai de Basauri (Bizkaia) emitiu uma nota na qual dá conta da detenção de um jovem da localidade, de 23 anos, ontem ao fim da tarde. Quando saía de casa, por volta das 18h30, viu-se cercado por oito polícias à paisana, que se identificaram como agentes da Polícia Nacional espanhola, o acusaram de provocar danos e o levaram para a esquadra. Hoje, foi presente a um juiz, que manteve a acusação e o deixou seguir em liberdade.

De acordo com a informação divulgada pela Ernai, a detenção está relacionada com uma acção levada a cabo, a 12 de Junho, pela organização juvenil em solidariedade com os presos políticos bascos, no âmbito da campanha «Denak ala inor ez» [ou todos ou ninguém], no decorrer da qual se escreveu o lema «PreS.O.S.» numa parede do quartel da Polícia espanhola em Basauri; também com uma acção levada a cabo a 14 de Julho no Carrefour local, para denunciar a agressão sionista à Palestina. / Ver: topatu.info

VÁRIOS IDENTIFICADOS EM ALTSASU POR ACÇÃO SOLIDÁRIA COM A PALESTINA
Ontem à tarde, 12, a Polícia Foral tentou entrar no gaztetxe de Altsasu (Nafarroa) para identificar quem lá estava. De acordo com a informação divulgada pelo portal hitzondo.net, os membros do gaztetxe estavam a preparar actividades para o próximo sábado, quando foram alertados por um elemento da Gazte Asanblada que a Polícia queria entrar no espaço. Os jovens decidiram manter-se lá dentro e impedir a entrada da Polícia, que lhes dizia que «tinha de investigar um delito».

Nas redes sociais, a situação começou a ser divulgada, e muita gente, incluindo vereadores, acorreu ao local para ver o que se passava. Quando pediram explicações aos polícias, estes responderam: «o salen los jovenes que están dentro para que los identifiquemos, o haremos lo que haga falta para entrar al Gaztetxe», referiram testemunhas.

Os jovens que se encontravam no interior do gaztetxe acabaram por sair, para evitar que a situação «se degradasse». Foram então identificados pelos agentes, enquanto estes eram mimados com a palavra de ordem «alde hemendik, utzi bakean» [vão-se embora, deixem-nos em paz].

O que a princípio não se entendia foi ficando claro: na base de tudo isto esteve uma acção levada a cabo pela Ernai no Eroski local, em solidariedade com a Palestina e de boicote aos produtos israelitas. No âmbito desta acção, vários jovens entraram no supermercado e lançaram sangue sobre produtos financiados por Israel. / Ver: topatu.info