quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Gaztetxe de Barakaldo encerrado por ordem judicial

Na terça-feira de manhã, 26, a Ertzaintza encerrou o Gaztetxe Kobazulo, em Barakaldo (Bizkaia), e mudou as fechaduras da porta, por ordem de um tribunal local, tal como aparece escrito no documento afixado na porta do gaztetxe. O tribunal mandou ainda entregar as chaves aos proprietários do imóvel - o antigo bar Las Cuevas -, que foi ocupado a 7 de Junho por um grupo de jovens, já que se encontrava abandonado havia vários anos, apresentando problemas de humidade, canalização, etc.

A história é conhecida: um edifício pode estar velho, podre, abandonado anos a fio, sem que se oiça falar de donos ou de preocupações municipais; um grupo de jovens ocupa o espaço, recupera-o, limpa-o - chama-lhe Kobazulo, no caso -, dá-lhe vida, realiza actividades culturais... e temos Polícia, donos, Câmara, tribunal e mais Polícia.

Desde que o Kobazulo o passou a ser, a presença da Polícia autonómica espanhola foi uma constante junto ao local, tendo-se registado várias identificações e tentativas de despejo ao longo do Verão. A Barakaldoko Gazte Asanblada [Assembleia da Juventude de Barakaldo] convocou mobilizações de protesto, e ontem mesmo realizou-se uma concentração na Bide Onera plaza [na foto].
O grupo municipal do Bildu manifestou a sua solidariedade com os jovens e denunciou a situação. / Ver: herrikolore.org 1 e 2 e topatu.info