domingo, 10 de agosto de 2014

Em Leitza houve «Independentzia Eguna»

Ontem, teve lugar em Leitza (Nafarroa) a celebração do Independentzia Eguna [Dia da Independência], convocado pela Rede Independentistak assim mesmo à beira do começo das festas locais. Estiveram presentes os autarcas de Leitza e de Bermeo (Bizkaia); de Igualada (Países Catalães) vieram castellers.

Para a ocasião, preparou-se um programa para todo o dia. Os txistularis deram início às hostilidades, seguindo-se exibições de desportos tradicionais, os já referidos castellers, uma homenagem à ikurriña - numa praça repleta de «dizeres» - e uma manifestação pelas ruas de Leitza.

O acto principal decorreu nos Paços do Concelho, com a presença de Arantxa Iparragirre, autarca da localidade anfitriã, e Idurre Bideguren, autarca de Bermeo, localidade que receberá a próxima edição do Independentzia Eguna.

Txutxi Ariznabarreta, da Independentista sarea, apelou à continuidade do trabalho em prol da independência de Euskal Herria e recordou que a próxima mobilização terá lugar a 12 de Outubro, com o lema «Gora Euskal Errepublika» [Viva a República Basca]. / Ver: ahotsa.info / Fotos: Independentzia Eguna, Leitzan (ahotsa / Berria)

Entretanto, «diz que» o PP já se mostrou desgostoso com a exibição de uma enorme «estelada» (bandeira catalã) na fachada da Câmara Municipal, que tapou - diz a extrema-direita - a bandeira espanhola [não se vê, é um facto].

Em Donostia, começou a Aste Nagusia
O tiro de canhão, cuja mecha foi acesa por uma mulher pela primeira vez, deu ontem início à Semana Grande das festas donostiarras, que se prolongam até dia 16. A «abordagem» é amanhã, segunda-feira.
Mais informação: Donostiako Piratak / Donostiako Piraten Aste Nagusiko Egitaraua [Programa dos Piratak]