terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sábado, em Altsasu, há Ospa Eguna, para acabar com a militarização e a repressão selvagem

O Ospa Eguna [Dia do Baza] deste ano tem como lema «herri indarraz botako ditugu» e trata-se de uma jornada que tem como objectivo denunciar «a repressão e militarização» que a gente de Altsasu (Nafarroa) sente na pele um dia sim e o outro também.

Repressão, todos os dias do ano
Para os organizadores é fundamental conseguir mobilizar o povo, por forma a acabar com a «repressão selvagem». «Sofremos a repressão [policial] os 365 dias do ano», afirmam os organizadores numa nota de imprensa, na qual aludem a controlos diários; acosso e ameaças; provocações; multas políticas (ascendem a 30 000 euros); remoção de cartazes e pancartas; e ao julgamento de um jovem de Altsasu por participar no Muro Popular de Donostia, entre outras coisas.

Agitprop: agitazioa ta proganda: alde hemendik!
No Ospa Eguna do ano passado, recordam os organizadores, Altsasu foi ocupada durante uma semana «por dezenas de polícias de elite, com helicópteros e tudo». O seu único propósito era «silenciar as reivindicações deste povo, negando-lhe o direito de reunião e de manifestação». «Mas não conseguiram então o que queriam, como não conseguirão agora».

Canção do Ospa Eguna 2014
É da banda Revolta e trata-se de uma versão do tema «Viure», do grupo catalão Obrint Pas.
#OspaEguna2014-ko abestia hemen duzue (Revolta altsasuarrek egina) from hitzondobideoak on Vimeo.
Ver: argia.com