sábado, 9 de agosto de 2014

Centenas mobilizam-se pela Palestina em EH e Portugal

Nos últimos dias, realizaram-se mobilizações solidárias com a Palestina em várias localidades bascas, como Baiona, Barañain (Nafarroa), Orereta e Oiartzun (Gipuzkoa), nas quais se exigiu o fim do massacre do povo palestiniano, se acusou as forças sionistas de estarem a levar a cabo um genocídio e se fez um apelo ao boicote a Israel. Houve ainda duas mobilizações de maior dimensão: uma manifestação nas ruas de Donostia, na quinta-feira, 7, e uma concentração, hoje, junto ao Museu Guggenheim, em Bilbo.

Na capital biscainha, os manifestantes gritaram palavras de ordem a favor da liberdade da Palestina e contra o massacre da população na Faixa de Gaza; pediram ainda ao Governo de Gasteiz que ponha fim às relações que mantém com Israel, pois, caso não o faça, «está a ser cúmplice de um Estado genocida».

VÁRIAS MOBILIZAÇÕES EM PORTUGAL
No dia 6, dezenas de pessoas participaram, em Aveiro, numa acção solidária com Palestina, que sublinhou a solidariedade do povo português com a sua justa luta pela paz, a liberdade e a independência - contra o fim da ocupação e do genocídio.

Em Lisboa, no dia 7, centenas de pessoas participaram na acção «Palestina Livre! Fim à Agressão! Fim à Ocupação!», frente à Embaixada de Israel. Nas várias intervenções realizadas, ficou expressa a necessidade de não se esquecer os crimes cometidos pelo Governo israelita, de se exigir a sua responsabilização por eles, não só na recente agressão a Gaza, mas também ao longo das quase sete décadas de ocupação.

Para hoje, estava agendada uma acção de rua no Porto contra a agressão sionista a Gaza e para quarta-feira, 13, está marcada uma vigília solidária com a Palestina em Braga (21h00, Arcada).
Estas acções são promovidas pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, em conjunto com estruturas sindicais da CGTP-IN, o MPPM e outras organizações.