sábado, 30 de agosto de 2014

Angel Etxaniz homenageado em Ondarroa

Realizou-se hoje, 30, um jogo de futebol no campo de Zaldupe, em Ondarroa, para homenagear Angel Etxaniz Olabarria, quando se cumprem 34 anos sobre o seu assassinato por «desconhecidos» a soldo do grupo paramilitar Batallón Vasco Español.

Angel era muito conhecido pela sua militância abertzale de esquerda, pela sua oposição ao franquismo (foi detido várias vezes nos anos 60 e 70, e torturado) e também pela sua paixão pelo desporto (Zaldupe era como uma segunda casa para ele, diz o Lea-Artibai Hitza).

A família de Etxaniz esteve presente em Zaldupe, onde, ainda antes do início da partida, se realizou um acto simples e carregado de emoção. / Mais fotos: Turrune! / Mais info: aseh [Eskerrik asko, Angel!]
DONOSTIA ATRIBUI NOME DE TOMÁS ALBA A PRAÇA
O Governo Municipal de Donostia aprovou a atribuição do nome do antigo vereador Tomás Alba Irazusta (Herri Batasuna) a uma praça da cidade, localizada no bairro de Sagues, entre as ruas Joxe Migel Barandiaran e Luis Pedro Peña Santiago. A decisão terá de ser aprovada em sessão de Câmara, a 25 de Setembro.

Tomás Alba, que morava em Astigarraga - um antigo município que esteve integrado em Donostia até 1987 -, foi eleito vereador pelo Herri Batasuna nas eleições de Abril de 1979. Na madrugada de 28 de Setembro desse ano, foi assassinado por dois mercenários de extrema-direita ao serviço de um grupo paramilitar - GAE ou BVE - quando se dirigia para o seu carro, à saída de um restaurante, em Astigarraga. / Mais informação: Berria

Ver também: «Donostia: Recordando a Tomas Alba Irazusta» (ezkerabertzalea.info)
Siendo ésto así, tenemos que situar el asesinato de Tomas en este contexto: esto es, dentro de la actividad ejercida por mercenarios, policías o militares que utilizaban fondos públicos y eran dirigidos por orden de algunos partidos nacionalistas españoles que hoy en día están en este ayuntamiento. Aunque los ejecutores materiales del asesinato fueron dos mercenarios, los GAE reivindicaron su autoría, los que a la postre se denominarían BVE, AAA y GAL, pero siendo al fin y al cabo una misma cosa: el estado español.