terça-feira, 23 de dezembro de 2014

23 pessoas que defenderam o Kukutza serão julgadas em Janeiro

23 pessoas que resistiram ao despejo e demolição do Kukutza III Gaztetxea, no bairro bilbaíno de Errekalde, serão julgadas nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, informou o Kukutzarekin Elkartasun Taldea. Acusados de atentado à autoridade e de usurpação de imóvel [!], os arguidos incorrem no pagamento de multas (960 euros para cada); para um deles é ainda solicitada uma pena de três anos e um dia de cadeia.

Para além das 23 pessoas, «são julgados o próprio Kukutza III e a ocupação em si», afirmou o Grupo Solidário com o Kukutza, que criticou duramente o julgamento e recordou que há mais 20 pessoas envolvidas no mesmo processo. Em seu entender, «o seu único crime foi defender o Kukutza; para além disso, nos julgamentos realizados até ao momento, ficou clara a violência e a montagem policial», afirma.

O gaztetxe de Errekalde foi despejado a 21 de Setembro de 2011. Os confrontos entre a Ertzaintza e quem foi defender o espaço sociocultural autogerido duraram três dias; a 23, o edifício foi demolido. A empresa Cabisa solicitou à Câmara Municipal de Bilbo que despejasse o espaço para ali construir casas e o município concedeu-lhe uma autorização de despejo e de demolição. / Ver: topatu.info e uriola.eus

Kukutza III Gaztetxea (Bilbo, Bizkaia, EH)Lipdub para se ter uma pequena ideia do que era o Kukutza III, daquilo que construiu no bairro de Errekalde durante 13 anos, antes de os interesses da especulação imobiliária e o PNV o destruírem.