domingo, 28 de dezembro de 2014

Pikutara! alerta para aumento da repressão policial em Lizarraldea

O movimento Pikutara! afirma que, nos últimos tempos, se intensificaram na região navarra de Lizarraldea os controlos de estrada, as identificações, as buscas, as ameaças, as multas e as vigilâncias por parte da Polícia.

Como exemplos, o Pikutara! refere as multas de 3000 euros que alguns jovens receberam por terem participado em diversas concentrações nos últimos meses; e a operação que a Guarda Civil levou a cabo na semana passada nas ruas da Alde Zaharra de Lizarra, entrando em várias tabernas, revistando as pessoas e identificando-as de forma arbitrária.

A isto, acrescem diversas detenções: a de um jovem que pediu a um guarda civil o número de identificação e a de um outro que se dirigiu aos militares em euskara; houve ainda outro que foi condenado a uma semana de prisão domiciliária como consequência «de uma montagem policial».

Perante esta situação, o Pikutara! considera necessário correr com as forças repressivas de Euskal Herria, e afirma que a activação popular e a luta são o caminho para construir um país «livre». / Ver: ahotsa.info e topatu.info