segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Centenas juntaram-se em Gernika para apoiar Jone Amezaga

Na sexta-feira, centenas de pessoas encheram a Merkatu plaza, em Gernika-Lumo, para expressarem o seu apoio a Jone Amezaga - mais uma jovem basca que a Justiça espanhola quer mandar para a prisão, sob a acusação de «enaltecimento». Um novo encontro ficou marcado para os dias 13 e 14 deste mês.

A jovem e a plataforma «Jone Libre» têm denunciado a «montagem policial» em que assenta o caso; e os seus pais e a sua advogada criticaram duramente o papel da Ertzaintza em todo o processo. O acto desta sexta-feira abriu com uma pequena representação da plataforma «Jone Libre» sobre a «montagem policial» e prosseguiu com a intervenção dos pais de Jone, que agradeceram a solidariedade, reafirmaram a ideia da «montagem» e fizeram um apelo à juventude basca para que continue a lutar.

O grupo Itziarren Semeak também fez questão de estar presente (em modo acústico), bem como inúmeros representantes de sectores de actividade da região de Busturialdea, que manifestaram o seu apoio a Amezaga. O acto prosseguiu com a intervenção de um grupo de jovens, que destacaram a militância de Amezaga no movimento juvenil e afirmaram dar continuidade à luta pela Euskal Herria livre com que sonham. No final, falou a própria jovem, via vídeo. / Ver: topatu.info e lahaine.org / VÍDEO: acto de apoio a Jone Amezaga em Gernika