Diversos colectivos sociais da comarca biscainha de Ezkerraldea, juntamente com os sindicatos ELA, LAB, ESK, STEE-EILAS e CNT, convocaram para dia 12, às 19h30, a partir da Kasko plaza, em Sestao, uma manifestação para denunciar as situações de desemprego, precariedade, pobreza que existem na comarca.
Os últimos dados sobre o desemprego, relativos a Novembro, voltaram a mostrar que Ezkerraldea é a comarca de Euskal Herria com os números mais elevados: 21 500 desempregados, ou seja, 23% da população activa. Destes, 68% não recebem qualquer tipo de prestação ou subsídio. Por outro lado, as condições em que se trabalha são cada vez mais precárias, como se pode ver nas grandes superfícies comerciais que existem na comarca. Ainda de acordo com os dados oficiais, um terço das famílias de Ezkerraldea vive situações de pobreza e todas as semanas 15 pessoas são despejadas de suas casas.
Os colectivos sociais e os sindicatos criticam a resposta dada pelas instituições a estas situações: cortes nas prestações sociais e planos de emprego que acabam por não ser mais que «propaganda e maquilhagem». Assim, pedem à população de Ezkerraldea que se mobilize na próxima sexta-feira, participando numa manifestação que conta também com o apoio de trabalhadores de várias empresas da comarca e de uma parte do tecido associativo de Sestao. / Mais informação e nota de imprensa: herrikolore.org