Representantes do EH Bildu, que convocou as mobilizações, afirmaram na capital navarra e na guipuscoana que não irão parar até trazer os presos para casa e apelaram à participação na manifestação contra a política de dispersão que no dia 10 de Janeiro irá percorrer as ruas de Bilbo.
Em ambas as manifestações, que tiveram como lema «Salbuespen egoerarik ez! Presoak etxera» [Não ao estado de excepção! Os presos para casa], a coligação soberanista basca exigiu o fim da política prisional de excepção do Governo espanhol e denunciou a situação dos presos, solicitando o seu repatriamento.
Em Iruñea, 463 velas acesas recordaram o número de presos políticos ao longo da mobilização, que terminou numa Praça do Município cheia de gente.

Em Donostia, o protesto decorreu debaixo de chuva, terminando junto ao coreto do Boulevard. Ali, porta-vozes da coligação afirmaram que, aos múltiplos esforços para ultrapassar o conflito e as suas consequências, Espanha responde com a manutenção das políticas de excepção, caminhando em sentido contrário ao que devia. / Ver:
Berria e
naiz