Joxepa Ernaga, natural de Mezkiritz (Erroibar, Nafarroa), saiu hoje da prisão de Jaén, depois de ter passado mais de um quarto de século em várias cadeias do Estado espanhol. Foi detida em Barcelona a 5 de Setembro de 1987, juntamente com Txomin Troitiño e José Luis Gallastegi, e acusada de pertencer a um comando da ETA.
Ao longo destes 27 anos, esteve nalgumas das prisões mais afastadas de Euskal Herria: Badajoz, Múrcia, Málaga, Puerto de Santa María, Granada e Jaén. «Metade do tempo em isolamento e em condições muito duras», como se recordou no acto realizado na sua terra natal em 2012 para assinalar a passagem dos seus 25 anos na cadeia. / Ver: ahotsa.info
Urtarrilak 10, Bilbora! 10 de Janeiro, para Bilbau!
A Etxerat anunciou ontem, numa conferência na capital biscainha, que no dia 10 de Janeiro os familiares dos presos políticos bascos não se deslocarão às prisões para os visitar, pois irão participar na manifestação do início do ano contra a política de dispersão.
Haverá duas marchas: uma parte de La Casilla e outra da Câmara Municipal, às 17h30, e ambas se juntam na Praça Zabalburu. / Ver: etxerat.info 1 e 2
Euskal Herri independiente, euskaldun eta sozialista eraikitzeko bidean... preso eta iheslari politikoak etxera! Amnistia orain/agora!
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
A presa política Joxepa Ernaga regressa a casa, depois de 27 anos na cadeia
Etiquetas:
Dispersão,
Manifestações,
Notícias,
Presos Políticos