Trezentas pessoas participaram na manifestação que ontem à tarde, dia 6, percorreu as ruas de Erronkari (Pirinéus navarros) para protestar contra a repressão que se seguiu à expulsão da localidade de um grupo fascista que veio de camioneta para ali se concentrar, em Maio deste ano.
No dia 12 de Maio, o Vale de Erronkari deixou bem claro o seu repúdio pelo fascismo, manifestando-se de forma ruidosa contra a presença de elementos do Hispania Verde - ligado ao movimento fascista MSR - na localidade. Na sequência do protesto, 11 pessoas foram imputadas e chegaram mais de duas dezenas de multas no valor de 17 000 euros.
Na concentração e na manifestação de ontem, que tinham como lema «Ni multas, ni imputaciones. Utzi bakean Erronkari» [deixem o Roncal em paz] e foram convocadas pela Erronkari Antifaxista, participou gente do Vale de Erronkari, de zonas vizinhas (Vale de Zaraitzu, terras aragonesas) e também de Iruñea.
A Erronkari Antifaxista, que faz um balanço muito positivo da mobilização, afirma numa nota que não lhes foi dada autorização para, durante a manifestação, se aproximarem do quartel da Guarda Civil, vendo assim limitado o seu direito ao protesto. Criticam também a Guarda Civil por não ter «cumprido as suas funções», ficando «escondida no seu quartel»; ao invés, quando se tratou da concentração dos fascistas, «preparou um grande dispositivo para os proteger», afirmam. / Ver: Berria, BorrokaGaraiaDa e SareAntifaxista
domingo, 7 de dezembro de 2014
Erronkari mobilizou-se contra a repressão e o fascismo
Etiquetas:
Manifestações,
movimentos fascistas,
Notícias,
Repressão