sábado, 13 de dezembro de 2014

Sete kides condenados em Paris por pertencerem ao «aparelho logístico»

Um tribunal parisiense julgou, nas últimas cinco semanas, sete pessoas por alegada pertença ao chamado «aparelho logístico» da ETA, e ontem decretou a sentença. De acordo com o Busturia Aurrera e o Busturialdeko Hitza, um grupo decidiu organizar uma viagem a Paris para apoiar os arguidos, considerando que «os julgamentos constituem um ataque à resolução» (na foto).

O tribunal francês condenou Mikel Karrera Sarobe (Arantza, Nafarroa) a 20 anos de cadeia, e Zigor Garro Pérez (Orereta, Gipuzkoa) e Marina Bernadó i Bonada (Catalunha) a 17 anos. A Borja Gutiérrez Elordui (Berango, Bizkaia), Iurgi Mendinueta Mintegi (Donostia) e Oihan Barandalla Goñi (Etxarri Aranatz, Nafarroa) impôs penas de 12, sete e quatro anos, respectivamente. Por seu lado, Ibon Goieaskoetxea (Gernika, Bizkaia) foi condenado a cinco anos - neste caso, recorrendo da pena de sete anos a que fora condenado em Novembro de 2006.

O colectivo de juízes decretou a expulsão definitiva do Estado francês dos sete kides após o cumprimento da pena. O acórdão refere ainda que os primeiros três terão de cumprir obrigatoriamente dois terços da pena na cadeia. Alguns dos condenados já cumpriram uma parte significativa das penas. / Ver: kazeta.info, busturiAurrera, busturialdea.hitza