quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

UPN, PSN e PP impedem homenagem a Karmele Solaguren, morta há 10 anos pela dispersão

A iniciativa Karmele Gogoan programou para dia 9 de Janeiro, no Auditório de Barañain (Nafarroa), a realização de uma homenagem a Karmele Solaguren, habitante da localidade que faleceu há dez anos num acidente de carro quando ia visitar o seu filho, preso político basco, à cadeia. Contudo, os grupos municipais de UPN, PSN e PP votaram contra a cedência do espaço, alegando que «ali só se podem realizar eventos culturais».

Numa conferência de imprensa realizada dia 23, elementos da Karmele Gogoan afirmaram que se trata de «uma desculpa», uma vez que o auditório sempre acolheu actos como jornadas e congressos de organizações políticas, sociais e sindicais. Por isso, gostavam de saber a verdadeira razão que leva os grupos municipais referidos a «negar-lhes a possibilidade de homenagear a sua conterrânea e amiga falecida num espaço que consideram que é de todos» e, mais ainda, «quando se dispuseram a pagar 2000 mil euros pelo seu aluguer».

Os membros da Karmele Gogoan mostraram-se «tristes e chateados» pela «falta de respeito patente nas declarações do presidente da Câmara sobre Karmele» - que foi vereadora em Barañain nos anos 80 - quando proibiu a homenagem no auditório e se recusou a ceder uma sala da Casa da Cultura para uma exposição fotográfica sobre a dispersão.

Lembrar Karmele, acabar com a dispersão
A Karmele Gogoan foi criada com o intuito de realizar um trabalho de socialização e reconhecimento em torno de Karmele Solaguren e sublinhar a necessidade de se acabar com a dispersão: «a política prisional que pôs fim à vida de Karmele e que mantém Luis Goñi e Xabi Sagardoi - jovens da localidade - a centenas de quilómetros de suas casas e seres queridos».

A plataforma vai continuar a trabalhar «para tributar a Karmele a homenagem que merece». Para já, está previsto o descerramento de uma placa evocativa em Barañain para o final de Janeiro. Antes, no dia 9, será inaugurada uma exposição fotográfica sobre a dispersão e apresentada uma canção que diversos músicos da localidade dedicaram a Karmele. / Ver: plazaberri.info e lahaine.org