sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Julen Mujika foi expulso do Estado francês e libertado

O preso político basco Julen Mujika saiu da prisão de Seysses (Toulouse, Occitânia) no sábado passado, dia 6. Dali, foi levado para um centro de retenção, depois de o prefeito da região ter decretado a sua expulsão de território francês. A sua advogada, Maritxu Paulus-Basurko, recorreu da decisão, mas o recurso foi indeferido.

Ontem, por volta das 6h30, Mujika, natural de Pasaia (Gipuzkoa), foi metido num avião com destino a Madrid, onde chegou pelas 8h00. No aeroporto de Barajas, pôde seguir em liberdade.

Depois, Mujika pôs-se a caminho de Gamarte, no território de Nafarroa Beherea (País Basco Norte), onde vive e trabalha há vários anos e tem família constituída com a também presa Intza Oxandabaratz. É que o decreto de expulsão que se seguiu à saída da cadeia não o proíbe de estar no Estado francês. / Ver: kazeta.info

CONTRA A DISPERSÃO, FRENTE À SEDE DO PP
Esta semana, 44 pessoas participaram na habitual concentração das segundas-feiras frente à sede do PP na capital navarra, para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viverem em Euskal Herria.
Nas faixas que exibiam, podia ler-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «Epaiketa politikorik ez / No a los juicios políticos». / Ver: lahaine.org