Cerca de 7500 pessoas participaram na manifestação que ontem ligou os Cinemas Golem à Praça do Castelo, em Iruñea, em defesa da «mudança social». À frente da mobilização seguia uma faixa com o lema «Por el cambio social. Nafarroan herriak erabakitzen du» [Em Nafarroa decide o povo].
Ao longo da marcha, convocada e/ou apoiada por 51 colectivos sociais, sete sindicatos e dez forças/organizações políticas, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a UPN e o PSN, a corrupção, o TGV e os cortes em áreas como os apoios sociais, a saúde e a educação, e em defesa dos direitos sociais e políticos.
Na mensagem final, em que foram abordados múltiplos tópicos, recordou-se a Medalha de Ouro de Navarra concedida a Félix Huarte e Miguel Javier Urmeneta, franquistas que o Governo de Nafarroa quis distinguir por serem promotores de um plano de industrialização para o território nos anos 60. Os manifestantes defenderam que as medalhas deviam ser atribuídas aos 29 mil trabalhadores envolvidos nesse plano. / Ver: ahotsa.info e Berria / Fotos: ekinklik.org