A Ertzaintza precisou de quatro horas para despejar o edifício ocupado e autogerido Maison 13 [hamahiru], na Alde Zaharra bilbaína, onde enfrentou grande resistência e, denunciaram os presentes, recorreu à violência.
A Ertzaintza foi retirando os jovens que resistiam dentro do edifício, andar por andar. Alguns, ligados entre si por tubos, estavam presos às varandas. Para retirar os que se encontravam no último andar, o Município de Bilbo chamou os Bombeiros, que se recusaram a fazer aquele trabalho e só compareceram sob ameaça municipal.
Na Dendarikale e arredores, foi-se juntando muita gente para incentivar os que resistiam, e a Ertzaintza carregou por várias vezes. Um jovem foi detido e vários foram identificados. Com o despejo concluído, a Ertzaintza identificou mais pessoas nas ruas e acusou-as «de concentração ilegal, de proferir insultos e de incitamento à violência contra a autoridade».
Para denunciar o despejo e a acção policial e expressar apoio ao projecto da Maison 13, cerca de 200 pessoas manifestaram-se ao fim da tarde pelas ruas da Parte Velha de Bilbo. / Ver: topatu.info e @Bilbao2013
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
A Polícia despejou a casa ocupada e autogerida Maison 13, em Bilbo
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
luta laboral,
Manifestações,
Notícias,
Repressão