domingo, 8 de fevereiro de 2015

Faurecia anuncia fecho da fábrica e despedimento colectivo em Burlata

Alegando perdas no volume de produção e falta de competitividade no mercado europeu, a multinacional Faurecia-Lear anunciou na quinta-feira, 5, o encerramento da fábrica da Cousin Freres, propriedade da empresa, no espaço industrial Mugazuri, em Burlata (Nafarroa). Os 190 trabalhadores não aceitam o despedimento colectivo anunciado e decidiram mobilizar-se.

A concretizar-se, a decisão da multinacional põe fim a quatro décadas de actividade industrial da Cousin Freres em Burlata, onde se fabrica componentes para automóveis. Aos argumentos avançados pela multinacional para justificar a decisão as organizações representativas dos trabalhadores respondem que o verdadeiro objectivo da empresa é «deslocalizar a produção» e «maximizar os lucros que já obtém em Burlata».

Para os sindicatos, a decisão da multinacional constitui um ataque à indústria de Iruñerria [comarca de Pamplona] e a 190 famílias navarras. Nos vários plenários realizados até ao momento, os trabalhadores decidiram manter a produção a funcionar e mobilizar-se, unidos, em defesa de todos os postos de trabalho. / Mais informação: ahotsa.info