quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Subida a Ezkaba contra a perseguição política e a repressão

O Iruñerriko Herri Harresia [IHH; muro popular da comarca de Pamplona] agendou para este domingo, 22, uma marcha até ao monte Ezkaba em defesa dos direitos civis e políticos, sublinhando a ligação entre as perseguições da ditadura e as que a chamada democracia hoje promove. Quatro colunas, procedentes de Atarrabia e Burlata e da Txantrea e Antsoain, juntar-se-ão à entrada do forte, onde se realizará um acto público.

O Forte de San Cristóbal, no monte Ezkaba, é um monumento à perseguição política e, com esta marcha, os organizadores querem chamar a atenção para o facto de que, na actualidade, «uma parte da população navarra vive sob a ameaça da repressão, da prisão e da falta de liberdades - uma situação a que urge pôr cobro», sublinham. Incentivando a população a enfrentar as ladeiras empinadas que vão dar ao antigo presídio, o IHH estabelece um paralelismo entre a repressão franquista e a do Partido Popular: «Franco perseguiu independentistas, comunistas, socialistas, anarquistas e republicanos... e hoje o Partido Popular persegue o Batasuna, a Segi, a Askapena, o Herrira...»; «Franco perseguia, prendia, torturava e encarcerava a oposição política. O Partido Popular também».

Contextualizando a denúncia da repressão no momento político actual, o IHH afirma que «as classes dominantes espanholas continuam empenhadas em boicotar as soluções» e que «usam a repressão sobre os bascos como elemento aglutinador, como arma eleitoral para ir buscar votos à direita». O IHH chama «bombardeamento» ao que se tem passado nas últimas semanas, referindo-se às detenções recentes (advogados, Herrira), aos julgamentos políticos (Segi, herrikos, esquerda abertzale, entre outros), às intimações para depor na AN espanhola, à pretensão de ilegalizar a Askapena e ao recente encarceramento de Jorge Olaiz. / Ver: ahotsa.info e Txantrea Herri Harresia