domingo, 15 de fevereiro de 2015

Palestina Eguna, iniciativa de sucesso em Makea

A iniciativa solidária com a Palestina que diversos organismos levaram a cabo no passado dia 7, em Makea (Lapurdi), teve um resultado francamente positivo, revelou a organização. Um dos objectivos da jornada, que contou com a participação de activistas bascos que estiveram na Palestina em Agosto último, era reforçar, no País Basco Norte, a campanha BDS (boicote, desinvestimento e sanções) contra o Estado sionista.

Loretxu Bergouignan, da organização, referiu que cerca de cem pessoas responderam ao apelo solidário com a Palestina realizado por organismos como a Askapena, o movimento BDS de Zuberoa, o colectivo de apoio à Palestina em Baiona, o Euskal Herria Zuzenean e o gaztetxe Txir Txor. As pessoas foram aparecendo ao longo do dia e tiveram oportunidade de comprar materiais ou receber informações em stands.

Na parte da manhã, cerca de 70 pessoas assistiram a uma mesa-redonda em que diversos agentes abordaram o contexto histórico - do começo do sionismo à situação actual da Palestina -, levantando questões que suscitaram a intervenção activa do público. À mesa do almoço (que, segundo a Askapena, estava no ponto) estiveram cem comensais; a sobremesa foi-lhes oferecida pelos bertsolaris Odei Barroso e Miren Artetxe.

À tarde, apareceu ainda mais gente, que pôde assistir à exibição do documentário Roadmap to Apartheid e, a partir das 19h30, aos concertos das bandas Arramazka, Kadafist Brothers e Iparretarrok. / Ver: ehkz.eu e askapena.org / Fotos: Palestina Eguna Makean