segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

11 anos depois do despejo do Euskal Jai, Iruñea volta a ter um gaztetxe

No sábado passado, o desejo alimentado por muitos iruindarras de que haja um gaztetxe [casa juvenil ocupada e autogerida] na capital navarra materializou-se na Rua Compañía, onde terminou um cortejo com centenas de jovens e alguns não tão jovens.

A imensa maré humana mostrou na prática aquilo que seria depois afirmado pelos organizadores em conferência de imprensa: «seja neste edifício ou noutro, o movimento a favor de um espaço autogerido em Iruñea é imparável». E as portas do n.º 3 da Compañía kalea abriram-se - um edifício vazio que o movimento popular e juvenil de Iruñea ocupou para ali «construir espaço». Iruñerria já tem um novo gaztetxe.

Entretanto, a assembleia do Gaztetxe de Iruñea fez saber que abriu uma via de diálogo com o Governo de Nafarroa - o proprietário do edifício - para poder chegar a um acordo e impedir um eventual despejo. Na nota, a assembleia pede ao movimento popular que apoie as suas reivindicações, entre as quais se contam: pedir ao Governo navarro que não avance com qualquer acção de despejo enquanto durar o diálogo; sublinhar a falta de espaços de carácter público com características semelhantes e responsabilizar o Governo por uma saída positiva para o projecto. / Ver: ahotsa.info e ahotsa.info