terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Hintxas antifascistas homenagearam Aitor Zabaleta em Donostia

Aproveitando a realização do dérbi entre a Erreala [Real Sociedad] e o Eibar, teve lugar este domingo, 6, nas imediações do estádio de Anoeta, em Donostia, uma homenagem a Aitor Zabaleta, apoiante txuri-urdin [azul e branco] apunhalado em Madrid há 17 anos, na sequência de um ataque de um grupo fascista apoiante do Atlético de Madrid. Na homenagem, não foi esquecido Jimmy, seguidor do Deportivo da Corunha também assassinado por fascistas apoiantes do Atlético de Madrid, a 30 de Novembro de 2014.

Aitor Zabaleta foi apunhalado a 8 de Dezembro de 1998, pouco antes de um encontro entre o Atlético de Madrid e a Real Sociedad a contar para a Taça Uefa. Nas imediações do estádio Vicente Calderón, um grupo fascista investiu contra os apoiantes txuri-urdin; depois de proteger uma criança, Aitor seguia com a sua companheira quando se viu cercado e foi esfaqueado. Faleceu no dia seguinte, num hospital de Madrid. No julgamento relacionado com o caso, só o autor material da punhalada foi condenado, a 17 anos de prisão.

Presente na memória
Apesar do tempo passado, Aitor Zabaleta, que era um incansável apoiante da Erreala, continua presente na memória colectiva txuri-urdin. O ano passado, na sequência de uma petição de moradores da zona de Ibaeta, a Câmara Municipal de Donostia (na altura governada pelo Bildu) atribuiu o nome de Aitor Zabaleta a uma praça onde os miúdos jogam à bola e onde já existia uma foto sua e uma placa em sua memória. / Ver: SareAntifaxista 1 e 2, aseh e lahaine.org