domingo, 27 de dezembro de 2015

Carvão para o Arcebispado de Iruñea pela apropriação de bens

Por iniciativa da Plataforma en Defensa del Patrimonio Navarro, cerca de cem pessoas juntaram-se ontem à tarde frente ao Arcebispado de Iruñea [Pamplona], onde o Olentzero deixou carvão, para assim denunciar a apropriação de bens por parte da Igreja. Os organizadores manifestaram-se satisfeitos por, ao fim de oito anos de luta, o governo de Madrid ter alterado a Lei Hipotecária, mas sublinharam a necessidade de se conhecer a lista de todos os bens imóveis roubados pela Igreja ao povo; e de os devolver.

A acção de protesto teve início com a chegada de quatro membros da plataforma mascarados de reis magos e de Olentzero, que traziam uma faixa em que se lia «Mientras haya expropiación os traeremos carbón. Herriarena herriarentzat, ikatza gaiztoentzat» [o que é do povo para o povo, carvão para os maus].

A plataforma reivindicou o património navarro «escandalosamente arrebatado» e congratulou-se com a aprovação da nova Lei Hipotecária e do Cadastro, em Março deste ano, que impede que a Igreja registe bens no Registo de Propriedade, como se fosse um funcionário do Estado. Apesar disto, na leitura de um comunicado, um dos reis magos alertou que a Igreja «já registou quase tudo» e que «tentará evitar a devolução ao seu estado anterior». / Ver: ekinklik.org e Diario de Noticias