quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Semana de luta: «Alfon libertad!»

A seis meses do encarceramento do jovem grevista de Vallecas (Madrid), a Plataforma por la Libertad de Alfon promove um conjunto de iniciativas solidárias [ver cartaz]. Alfonso Fernández Ortega, Alfon, foi condenado a quatro anos de cadeia pela Audiência Provincial de Madrid, que o acusou de transportar um artefacto explosivo na greve de 14 de Novembro de 2012. O jovem vallecano negou desde o início a posse de substâncias explosivas e afirmou ter sido ameaçado pela Polícia.

Durante o julgamento, realizado a 25 de Novembro de 2014, o jovem disse que, quando foi detido, os polícias lhe mostraram um saco em que estavam as ditas substâncias explosivas. Já a Polícia diz que o deteve quando ele tinha esse saco em sua posse – e foi essa a versão que o tribunal aceitou. No julgamento, Alfon disse ainda que a Polícia ameaçou acusá-lo de «posse de explosivos» se não identificasse fotos de membros dos Bukaneros [torcida do Rayo Vallecano] ou de «outros jovens antifascistas».

Após o julgamento, o advogado de Alfon, Erlantz Ibarrondo, afirmou que a acusação «não tinha apresentado um único elemento objectivo que permitisse corroborar os factos de que Alfon era acusado», «apesar de a Polícia ter realizado três buscas domiciliárias». Ibarrondo sublinhou ainda o facto de os polícias terem entrado em contradição no julgamento – até quanto ao local onde fora efectuada a detenção do jovem. / Ver: aseh e redroja.net