sábado, 26 de dezembro de 2015

A esquerda revolucionária pronuncia-se sobre as eleições [vídeo]

Ángeles Maestro (Red Roja), Carmelo Suárez (PCPE) e Iñaki Gil de San Vicente (militante da esquerda abertzale) analisam o panorama político do Estado espanhol.
Punto de Vista: La izquierda revolucionaria se pronuncia sobre las elecciones from La primera a la izquierda on Vimeo.
A menos de uma semana das eleições gerais de 20 de Dezembro, a maior parte das análises centra-se na abordagem a uma possível combinação para o próximo governo. Para lá das preferências de uns e outros, a preocupação comum a todas estas conjecturas pós-eleitorais centra-se na pretensão de alcançar algum tipo de acordo de Estado que permita garantir a estabilidade do sistema, com a participação de novos actores políticos como Ciudadanos e Podemos.

Neste programa, pelo contrário, analisaremos a conjuntura política do Estado espanhol com base num outro ponto de vista, na perspectiva dos que defendem a necessidade de transformar radicalmente a sociedade e combatem o pensamento hegemónico de que os seus graves problemas podem encontrar solução no quadro do sistema capitalista. Para tal contamos com as análises de três representantes da esquerda revolucionária. A dirigente da Red Roja Ángeles Maestro; Carmelo Suárez, secretário-geral do Partido Comunista de los Pueblos de España, e o veterano militante e teórico da esquerda abertzale Iñaki Gil de San Vicente.
Ángeles Maestro: «Ninguna de las fuerzas políticas que han obtenido representación parlamentaria se ha comprometido a acometer los temas que se deberían tratar para modificar en algo la situación dramática que viven millones de personas»
Carmelo Suárez: «Estamos ante una reacomodación de fuerzas políticas para representar al mismo sistema y seguir aplicando las políticas que marcan los monopolios»
Iñaki Gil de San Vicente: «En una situación de crisis galopante, que provocaba verdadera inquietud a las clases dominantes, aparecieron 'misteriosamente' Ciudadanos y Podemos» / Ver: Canarias Semanal via Resumen Latinoamericano